Noticias de Cajati e Região do Vale do Ribeira !

sábado, 26 de novembro de 2016

Cajati a cidade mais poluída do Vale do Ribeira, rejeito de minério afeta meio ambiente e corrego e rio do municipio

Cava da mina de fosfato da Mineração Bunge em Cajati na região do Vale do Ribeira. Foto: IPT
O município que tem extração de minério pode colocar em risco a Saúde de sua população se a mineração não for planejada de forma sustentável, pode também se revelar uma atividade econômica perigosa para o meio ambiente, degradando a vegetação e o solo e alem dos riachos e rios.,

Em Cajati a extração de minério local tem prejudicado seriamente o meio ambiente e bem como também os riachos existentes no município partes desses rejeitos de minérios da fabrica acabam sendo levados pelos córregos afora e despejados no Rio Jacupiranguinha que corta ao meio da cidade.

 Nos últimos anos nota-se que o aumento de rejeito aumentou de modo consideravelmente chegando represar a estrada do acesso à vila Braz no município quando as água misturada com rejeitos e lamas cruzam sobre a via publica impedindo a travessia de veículos e pedestres

As principais causas disso são faltas de planejamento da empresa de mineração local e negligência da fiscalização da prefeitura e do meio ambiente que negligenciam diante dos fatos tendo em vista que ambos deveriam tomar medidas cabíveis no sentido de fiscalizar e evitar os fatos.

Com isso os córregos e rios acabam contaminados para banho e pesca haja vista que os peixes também morrem contaminados devido o efeito dos rejeitos dos minerais químicos despejados clandestinamente nos leitos.

 A possibilidade de a população contrair doenças, são muito grande uma vez que tendo contato com esse material. A água, contaminada não pode ser usada para banho, beber, cozinhar, ou lavar roupas. 

As pessoas que estão expostas aos resíduos tóxicos dos rejeitos ficam sujeitas a sofrer de problemas de saúde, isso qualquer cidadão leigo sabem disso não precisa ser profissional da na área de saúde problemas que pode causar como erupções na pele, dores de cabeça, vômitos, diarreia etc.

 A população pede melhoria no trecho afetado pelas águas na via pública e também mais fiscalização referente aos rejeitos jogado a céu aberto ao meio ambiente. Mas detalhes nas próximas horas